9 Dicas para aumentar suas chances de engravidar naturalmente

Imagem com casal feliz e no texto: 9 dicas para aumentar as chances de engravidar naturalmente.

9 Dicas para aumentar suas chances de engravidar naturalmente

Engravidar parece tão simples, não é mesmo? Contudo, cerca de 2 a cada 10 casais terão algum desafio para isso. Portanto, preparamos aqui algumas dicas para aumentar suas chances de engravidar naturalmente!

1 – Para engravidar é preciso que um espermatozoide encontre um óvulo. Sabemos que a ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da próxima menstruação. Para mulheres com ciclos regulares, basta contar 14 dias antes da próxima menstruação. Já para aquelas com ciclos irregulares, a ovulação pode variar de data, o que torna mais difícil de prever. O uso de testes de ovulação de farmácia pode ajudar a estimar a ovulação, além de observar o muco cervical e a temperatura basal.

2 – O óvulo só fica viável por até 24 horas. Se após a ovulação nenhum espermatozoide chegar ao óvulo em 24 horas, este se degenera e é absorvido pelo organismo. Portanto, é preciso haver relações sexuais próximo ao momento em que a mulher está ovulando. Como o espermatozoide pode sobreviver cerca de 3 a 5 dias dentro do organismo feminino..

3 – Mantenha uma alimentação saudável. Consumir uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais pode promover a saúde reprodutiva, fornecendo os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do sistema reprodutivo. Evite alimentos industrializados, açúcar, sal, conservantes e corantes.

4 – Evite o estresse excessivo, pois o estresse crônico pode afetar os hormônios e a ovulação, dificultando a fertilização.

5 – Mantenha um peso saudável. Tanto o peso excessivo quanto o peso insuficiente podem afetar a fertilidade. Mulheres com obesidade apresentam ciclos sem ovulação com mais frequência. Do mesmo modo, a qualidade do sêmen também encontra-se alterada nos homens com excesso de peso. Todavia, magreza em excesso também diminui a fertilidade e piora a qualidade dos espermatozoides. Manter um peso saudável pode ajudar a regular os hormônios e melhorar as chances de engravidar.

 6- Pratique atividade física regularmente, pois os exercícios físicos moderados podem ajudar a promover a saúde reprodutiva, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estresse. 

7 – Prefira lubrificantes a base de água.

8 – Pare de fumar. O fumo diminui as chances de gravidez, tanto do lado masculino, por diminuir a qual

qualidade do sêmen, quanto do lado feminino, por diminuir a motilidade das tubas uterinas e por danificar os óvulos. 

9 – Esteja com seus exames médicos em dia. Visitar anualmente o ginecologista e realizar os exames solicitados é fundamental na manutenção da saúde reprodutiva.

Se mesmo assim o bebê não vier em até um ano (ou em 6 meses, caso você tenha mais de 35 anos), é preciso procurar ajuda médica especializada! 

Caminhe rumo à maternidade com o Instituto Afeto.

Open chat
Olá 👋
Em que podemos te ajudar?